Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Kefir e Detox

Mas o que é o kefir?

É um produto probiótico que resulta da fermentação de algum tipo de substrato, à semelhança do iogurte, por exemplo. Aliás, esses dois alimentos se assemelham muito quanto ao aspecto e textura. Contudo, não se deixe enganar. O valor nutricional e terapêutico do kefir é muito maior que o do iogurte.
Para produzir kefir, você deve ter dois elementos básicos: o substrato e as colônias de lactobacilos. Como substrato, é possível usar qualquer tipo de leite (vaca, cabra, soja, arroz ou coco) e também diversos tipos de açúcar (melado, mel, frutose, refinado). Além disso, o kefir é composto por proteínas, lípidos e kefiran, um tipo de mucopolissacarídeo solúvel.
Em comparação com o iogurte, esse seu primo não muito afastado, o kefir contém vários grupos de bactérias e leveduras que são benéficos para o organismo ou que controlam e eliminam as leveduras prejudiciais que existem no nosso organismo e que prejudicam nosso metabolismo.
A sua preparação é bastante simples. Para isso, basta adicionar os grãos de kefir  ao substrato e armazenar por um período que varia de 24h a 48h. A fermentação do líquido pelos grãos de kefir faz com que todo o açúcar do substrato seja consumido, ficando a parte boa e saudável para nosso corpo. Depois desse período é só coar e beber.
Como os grão de kefir são organismos vivos, sendo alimentados pelo substrato que você fornece a eles, podem ser reaproveitados a todo momento. Dizem inclusive que é um tipo de cultivo, no qual você após a “colheita” basta fornecer novo substrato, de forma constante e por tempo indeterminado.
Assim, são vários os benefícios para a saúde em geral e para um emagrecimento saudável em particular. O kefir tem, por exemplo, um alto teor nutricional, sendo rico em vitamina B1, B12, em cálcio, magnésio, biotina, ácido fólio e em fósforo.
Finalmente, o probiótico presente no kefir acelera o metabolismo e faz com que queime gorduras de forma mais célere. Isso significa que quem tenha o metabolismo mais lento irá também ter benefícios com o consumo de kefir ao procurar emagrecer.
No entanto, não se esqueça que o kefir, isoladamente, não é solução para emagrecer. É preciso, antes de tudo, entender o papel da desintoxicação do corpo nesse processo. Quebrar o vício em açúcar e em alimentos processados é o principal ponto do detox para quem quer emagrecer. Sem vício você tem mais controle diante de alimentos produzidos especificamente para que você os consuma cada vez mais. Nesse ponto, o kefir também é espetacular devido ao poder desintoxicante que ele tem no nosso organismo.
Com o corpo desintoxicado, manter uma alimentação equilibrada, regulada e sensata, mantendo uma atitude responsável e praticando exercícios físicos fica muito mais fácil e prazeroso. Vale ainda ressaltar que consulte sempre o seu médico ou nutricionista e informe-se junto de profissionais sobre a utilização do kefir para desintoxicação do corpo e como elemento de uma alimentação saudável.
Depois disso tudo, vale ressaltar que o kefir pode ser usado em Sucos Detox, uma das melhores formas que eu gosto de alimentar meu corpo! 
Eu adoro esta receita, feita com kefir de água:

Kefir Detox

  • 100ml de kefir
  • maçã-verde
  • 1 folha de couve
  • 1/2 limão (só o suco)
Quando faço no liquidificador, bato os vegetais com água e depois de coar adiciono o kefir. Quando decido não coar, simplesmente bato tudo junto e bebo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.